Toyota Yaris chega em maio, já o sedã Yaris Ativ só dará as caras no Salão do Automóvel
Toyota Yaris
Foto | Toyota/Divulgação

O Toyota Yaris nacional chegará ao Brasil em maio. Nossa reportagem apurou que o o hatch terá preços entre R$ 60 mil e R$ 80 mil ficando na lacuna entre o Etios e o Corolla. Já o sedã Yaris Ativ só surgirá no Salão do Automóvel de São Paulo. Ambos serão produzidos em Sorocaba. A dupla será equipada com motor 1.8 usado nas versões de entrada do Corolla.

Toyota Yaris
Foto | Toyota/Divulgação

Motor

O hatch será equipado com motor 1.8 e opções de câmbio manual de cinco velocidades e automático do tipo CVT. potência de 144 cv a 6.000 rpm quando abastecido com etanol e 139 cv a 6.000 giros, com gasolina. O torque máximo nesta configuração é de 18,6 kgfm (com etanol) e 17,7 kgfm (com gasolina), sempre a 4.800 rpm. Os câmbios serão o manual de seis velocidades e o automático do tipo CVT Multi-Drive.

Toyota Yaris
Foto | Toyota/Divulgação

Tamanho

O Toyota Yaris tem 4,14 metros de comprimento, 1,73 m de largura, 1,45 m de altura e 2,55 m de distância de entre-eixos. O porta-malas não será tão maior que o do Etios e terá capacidade para 300 litros.

Plataforma

O modelo será construído a partir da plataforma evoluída do Etios. Chamada de Entry Family Car (EFC), a arquitetura contará com aços reforçados para que o Toyota Yaris tenha boas notas nos testes de impacto do Latin NCAP.

Segurança

No quesito segurança, o Toyota Yaris virá equipado com controle de estabilidade (ESP), controle de tração (TC), assistente de partida em rampa (HSA). Nas versões de entrada o hatch deverá ter quatro airbags a exemplo do VW Polo. Já nas opções topo de linha ele virá equipado com sete airbags (frontais, laterais, cortina e joelho).

Ainda fazem parte dos equipamentos de segurança cintos de três pontos para todos os ocupantes do banco traseiro, três apoios de cabeça e sistema ISOFIX.

Siga nossas redes sociais

  • Acompanhe o Autos Segredos no Instagram
  • Curta nossa fanpage no Facebook
  • Confira o canal do Autos Segredos no YouTube

Visual

Na dianteira, o Toyota Yaris tem faróis estreitos unidos pela grade que segue a atual identidade visual da marca. O para-choque tem grande entrada de ar inferior e abriga ainda luzes DRL e faróis auxiliares em suas extremidades.

O hatch tem laterais vincadas com um ressalto acima da maçaneta e outro na parte inferior das portas que se estende por toda a lateral. Mesmo com linha de cintura alta o Toyota Yaris conta com boa área envidraçada.

Toyota Yaris
Foto | Toyota/Divulgação

O vidro da tampa traseira é bem inclinado e amplo, isso deve garantir boa visibilidade na hora das manobras. As lanternas invadem as laterais e contam com extensão na tampa do porta-malas.

Toyota Yaris
Foto | Toytota/Divulgação

Interior

O painel do Yaris é analógico e as informações do computador de bordo são visualizadas por uma pequena tela digital instalada no quadro principal. O volante do modelo é multifuncional. Nas versões topo de linha ele é revestido em couro.

O ar-condicional será digital em todas as versões. Já as versões de entrada terão sistema de som convencional e a topo de linha terá central multimídia.