renault_captur_4Com os novos Renault Duster Oroch e o Sandero R.S. prontos para serem lançados. A engenharia da marca francesa foca seus trabalhos no desenvolvimento dos projetos HHA (Captur) e XBB (Kwid).

O desenvolvimento do SUV já está em fase mais adiantada e algumas carrocerias do modelo já passaram pelas linhas de produção do fabricante. Até mesmo algumas peças de estamparia também já chegaram. O Captur nacional usará a plataforma do Duster e assim será maior que o modelo europeu. Já existem mulas do Captur em testes no Paraná. A previsão é que o SUV chegue ao mercado no fim do primeiro semestre de 2016.

 renault_kwid_1

XBA

Escondido num contêiner na fábrica de São José dos Pinhais (PR) um Renault Kwid indiano está à espera de entrar em ação e colaborar no desenvolvimento da versão nacional. Alguns fornecedores já trabalham no desenvolvimento de peças estruturais do novo compacto. Na fábrica do Paraná ele é chamado de XBA e alguns fornecedores também o chamam de XBB.

O Kwid nacional deverá ser lançado no fim de 2016 pouco depois do Captur nacional.

O modelo será construído na plataforma CMF (Common Module Family), que pretende unificar a estrutura de 75% dos modelos da aliança franco-nipônica até 2020, proporcionando economia estimada em quatro bilhões de euros em um prazo de apenas dois anos.

Fotos | Renault/Divulgação