Parece que as montadoras perceberam que o brasileiro está cansado de carros com design genérico e velhas plataformas reaproveitadas (Sustentabilidade nisso não!). Fiat, Volkswagen e Peugeot trabalham em novos carros populares para atender o mercado local após 2014, quando o conceito de carro popular no Brasil terá mudado completamente.

A exigência de crash-tests, freios ABS e airbag duplo em todos os carros fará com que a qualidade de construção seja melhorada. Para manter o preço atraente só há uma saída: os populares serão menores, como os subcompactos europeus (Peugeot 107, Toyota Aygo, Ford Ka, Opel Agila…). Aliás, muitos que estão por vir serão baseados nos equivalentes europeus.
A Fiat poderá ser a primeira, com o lançamento do “CityCar”, que será fabricado em Pernambuco para substituir o Mille e até mesmo o Palio Fire, até meados de 2013. Ainda falta muito tempo para afirmar com segurança qualquer detalhe, mas especula-se que ele irá aproveitar a plataforma do Fiat 500, também usada pelo Ford Ka europeu. No entanto seus motores estão certos: o 1.0 8V EVO (baseado no Fire Economy) e o 0.9 Multiair.

Da parte da alemã Volkswagen a preocupação é substituir o Gol G4 em 2014. Para isso foi designado o novo compacto que a Volkswagen está desenvolvendo para substituir o Fox na Europa, que em sua versão fina,l a ser apresentada nos próximos meses, poderá adotar o nome Lupo. A solução para abaixar o preço do modelo no Brasil será adotar um acabamento tão simplório como o do Gol. Em contrapartida, ele irá lançar a nova família de motores EA211 por aqui e sua plataforma, NSF, é baseada na usada pelo Polo europeu. A Volkswagen já cota peças para o modelo no Brasil.

Enquanto a Renault continuará usando a plataforma do Clio, a Peugeot tomou vergonha e irá trazer o novo 208. Não será tão barato nem tão pequeno como os outros, mas chega mais cedo. Se tudo correr bem, até o fim do ano que vem. Conhecido como projeto M3 dentro das instalações da PSA em Porto Real o compacto será identico ao europeu e baseado na plataforma do Aircross. Poucos meses antes o novo C3, hoje chamado nos corredores de M4, chegará às lojas.

Fotos | Divulgação, World Car Fans, Autoexpress

Acompanhe também o Auto Segredos pelo Twitter