No meio do caminho do comboio da Fiat, havia um semáforo… E o atento leitor Bruno Bizzoni se aproveitou do trânsito parado para fotografar, com o telefone celular, as duas maiores novidades que a marca de origem italiana prepara para o Brasil em 2011: o projeto 326 e sua variante 3V, mais conhecidos como novos Palio e Siena.

O flagra ocorreu no centro de Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, onde está localizada a fábrica da Fiat. Segundo nosso internauta, as ruas daquela região são muito utilizadas pelos pilotos de teste da empresa. “Não pude perceber muitos detalhes dos carros, apesar de ter ficado bem próximo deles. Sou novo no ramo de flagras”. Nada disso, Bruno. Você fez um bom trabalho e merece nossos agradecimentos.

Os protótipos estavam usando camuflagem pesada, com enxertos sobre a lataria, que impedem a visualização das formas da carroceria. No caso do Siena, havia ainda lanternas postiças. Apesar do disfarce, é possível perceber detalhes, como a tampa do porta-malas do hatch, que se assemelha à do irmão maior Punto, mas parece ter a base mais baixa, o que facilita o acesso ao compartimento, além da maior inclinação do vidro traseiro do sedã.

A nova geração do Palio não tarará a chegar ao mercado. O “Start of production” (SOP) está marcado para o dia 15 de junho e o lançamento oficial deverá acontecer em julho ou agosto. O design lembra bastante o do Punto, mas há toques diferenciados como os faróis mais largos e as lanternas que descem até o pára-choque (veja mais flagras ,, , e , além de projeções e ).

O modelo será comercializado com Fire 1.0 e 1.4, na versão Attractive, e com o propulsor 1.6 16V E.torQ, nas configurações Essence e Sporting. O interior terá um painel inédito, mas que compartilhará peças tanto com o Uno quanto com o Punto (veja ).

Apesar de ser um derivado do Palio, o Siena ganhará personalidade própria com a chegada da nova geração, pois terá elementos de estilo exclusivos (veja mais um flagra e a projeção ). A dianteira terá faróis mais espichados, grade com trama filetada e apliques cromados em volta das luzes de neblina e no local de encontro entre o para-choque e o capô.

Na traseira, as lanternas continuarão adentrando pela tampa do porta-malas, mas terão linhas menos suaves, com uma porção pontiaguda invadindo os pára-lamas. Haverá também uma terceira janela lateral, algo inédito no sedã até o momento. O lançamento deverá ocorrer entre novembro e dezembro deste ano.

Flagrou algum carro diferente, camuflado ou com placas verdes (ou tudo isso)  ou tem alguma informação interessante e quer contribuir com o Autos Segredos? Envie para o e-mail [email protected].

Fotos | Bruno Bizzoni/Especial para o Autos Segredos

Acompanhe também o Auto Segredos pelo Twitter