A Ford convidou parte da imprensa para apresentar um misterioso modelo nos dias 12 e 13 de novembro. Nós e boa parte dos colegas especializados apostamos que será a primeira aparição do novo Ford Ka. Infelizmente, não poderemos trazer informações relevantes sobre o evento, já que a marca ignora solenemente o Autos Segredos

Enquanto a data não chega alguns protótipos do modelo circulam em testes pelo Brasil Nossos leitores Ernesto Wallace e Leo Visceral fotografaram as unidades rodando em São Paulo e Minas Gerais. Ernesto fotografou as unidades rodando em plena avenida Paulista Ernesto e apesar de estarem num espaço público, o passageiro de uma das unidades fotografadas não ficou satisfeito com o registro e fez um gesto obsceno.

O modelo será fabricado em Camaçari (BA), em 2014, e dividirá as linhas de produção com o EcoSport com qual compartilha a plataforma. Nesta nova geração o Ka contará o modelo no Estados Unidos. Ainda não há confirmação se o modelo usará o nome Ka, internamente ele é conhecido somente por Projeto B562.

Os motores serão um inédito 1.0 de três cilindros e doze válvulas, com potência máxima na casa dos 80cv, e o 1.5 que estreou no New Fiesta e que rende 111cv a 5.500rpm e 15mkgf com etanol e 107cv a 6.500rpm e 14,8kgfm de torque a 4.250rpm com gasolina. As opções de câmbio serão sempre manuais, já que o PowerShift nos planos iniciais está descartado.

Para não brigar como New Fiesta o novo hatch terá dimensões reduzidas. Seu porte e entre-eixos estarão na média dos concorrentes já existentes no mercado como Fiat Uno e Palio, Volkswagen Gol e Chevrolet Onix. Assim como no Chevrolet, o Ford seguirá a risca o raciocínio de redução de custos e até as portas traseiras tanto o hatch quanto o sedã serão idênticos.

As mesmas unidades fotografadas pelo Ernesto foram avistadas pelo leitor Leo Visceral circulando por uma rodovia próximo a cidade mineira de Barbacena seguindo em direção ao Rio de Janeiro.

Fotos | Ernesto Wallace e Leo Visceral

Flagrou algum carro diferente, camuflado, com placas verdes (ou tudo isso) ou ainda tem alguma informação interessante e quer contribuir com o Autos Segredos? Envie para o e-mail [email protected] ou [email protected]