Depois de ser flagrado pelos leitores do em duas ocasiões a nova geração do Ford Ka perdeu a vergonha e já roda o Brasil. O flagra do leitor Anderson Lima foi realizado em São Paulo na quinta-feira passada, ou seja, as unidades que estavam no sul do Brasil já estão rodando pelo Brasil inteiro. Nossos “amigos” dizem os protótipos do Projeto B562 como o novo Ka é chamado nos bastidores irão rodar o Brasil inteiro em testes. A previsão de lançamento é para o primeiro semestre de 2014. Agradecemos ao Anderson pelos flagras e convidamos para conhecerem o site dele o . Em julho publicamos do compacto e agora com novos flagras vamos melhorá-las.

O novo Ka terá porte de Gol e Onix e o compacto da Ford terá muitas semelhanças com os dois, principalmente nas laterais. Na traseira tampa tem corte em “V”  com um forte vinco na tampa na altura das lanternas. Esse vinco se estende por toda a lateral. O vidro da tampa traseira terá corte arredondado e as lanternas tem formato horizontais e invadem um pouco as laterais.  Na dianteira os faróis remetem aos novos Fusion e New Fiesta. No para-choque dianteiro a enorme entrada de ar comuns aos irmãos também está presente, porém, , em vez de ser filetada, terá os elementos em formato de colmeia. Sobre a dianteira, sempre nos disseram que mistura elementos do Fusion e New Fiesta.

O novo Ka chegará nas carrocerias hatch e sedã. Para não brigar como New Fiesta o novo hatch terá dimensões reduzidas. Seu porte e entre-eixos estarão na média dos concorrentes já existentes no mercado como Fiat Uno e Palio, Volkswagen Gol e Chevrolet Onix. Assim como no Chevrolet, o Ford seguirá a risca o raciocínio de redução de custos e até as portas traseiras tanto o hatch quanto o sedã serão idênticos.

A nova família de compactos da Ford contará com duas opções de motores. O motor 1.0 será um inédito propulsor de três cilindros e 12 válvulas, que segundo nossos amigos deverá ter potência máxima na casa dos 80cv. A outra opção será o 1.5 que estreou no New Fiesta e que rende 111cv a 5.500rpm e 15mkgf com etanol e 107cv a 6.500rpm e 14,8kgfm de torque a 4.250rpm com gasolina. As opções de câmbio serão sempre manuais, já que o PowerShift nos planos iniciais está descartado. Deve ficar restrito ao Fiesta.

ÍNDIA O novo compacto também será comercializado no mercado indiano e por lá será equipado com os motores 1.2 e 1.5 e terá a opção do PowerShift de seis velocidades, além do manual de cinco velocidades.

Fotos | Anderson Lima

Flagrou algum carro diferente, camuflado, com placas verdes (ou tudo isso) ou ainda tem alguma informação interessante e quer contribuir com o Autos Segredos? Envie para o e-mail [email protected] ou [email protected]