O leitor do Autos Segredos conhece bem o Brio. Falamos sobre a possível chegada do modelo ao Brasil ainda em 2010 (veja ) e no ano seguinte noticiamos o registro de patentes (veja ). Agora, informações publicadas pelo jornal Valor Econômico dão conta que a Honda já se organiza para produzir o compacto em Sumaré, SP. Uma das medidas foi a transferência da linha de montagem do City para a Argentina, para abrir espaço para o novo produto.

A fábrica paulista opera atualmente a um ritmo de 620 unidades diária, mas o número deverá chegar a 700 já no segundo semestre.A mesma publicação também informou que o presidente do sindicato dos metalúrgicos de Campinas e região teriam confirmado o desenvolvimento do Brio para o mercado nacional, com lançamento previsto para 2013, como havíamos antecipado. É possível que o compacto seja exposto na próxima edição do Salão do Automóvel de São Paulo.

O Brio já havia sido mencionado por Takanobu Ito, presidente mundial da Honda, em uma entrevista à revista Quatro Rodas. O executivo confirmou o interesse em nacionalizar o Brio, mas ressaltou que o projeto passaria por algumas alterações para se adaptar ao gosto dos consumidores brasileiros.

A fórmula do Brio vem sendo adotada por vários fabricantes: projeto de baixo custo, desenvolvido para mercados emergentes. Nos mercados em que já é vendido, o modelo tem dimensões compactas, medindo 3,61 metros de comprimento, 1,68 m de largura, 1,48 m de altura e 2,34 m de distância entre-eixos. Por aqui, é possível que seja adotado o motor 1.4 do Fit e também um novo 1.0, mas as informações sobre a mecânica da versão nacional ainda são escassas.

Fonte | 
Fotos | Honda/Divulgação

Acompanhe também o Auto Segredos pelo Twitter