Derivada do Projeto 281, a nova picape Fiat já circula com camuflagem zebrada. O protótipo do flagra é uma unidade VP e tem carroceria definitiva. Modelo terá motores 1.3 Firefly e 1.4 Fire

O Autos Segredos já tinha cantado a pedra que a nova picape Fiat, derivada do Projeto 281, começaria a circular com a camuflagem zebrada entre junho e julho.  A marca já começou a montar as unidades Verifica Processo (VP), que são destinadas para ver se tudo está funcionado corretamente para a produção em larga escala. O protótipo flagrado por nossa reportagem é uma unidade de cabine simples.

Quando chega?

Porém, a estreia da Nova picape Fiat está prevista para o primeiro trimestre de 2020. O Start Of Production (SOP) está marcado para janeiro de 2020.

Nova picape Fiat (Projeto 281)
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Carroceria definitiva

Como nossa reportagem afirmou desde o começo do Projeto 281, a nova picape Fiat será derivada do Mobi. Portas dianteiras, capô e cofre do motor são do subcompacto. Os para-lamas mudam um pouco, mas são quase os mesmos do hatch. As portas da unidade flagrada são as mesmas do Mobi.

A nova picape Fiat, como o jornalista João Anacleto, do canal , afirmou terá frente reestilizada do Mobi. Basicamente, ela receberá novos faróis e para-choque dianteiro.

Nova picape Fiat (Projeto 281)
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

De lado

De lado a picape terá as laterais idênticas as do Mobi. A versão cabine simples adotará o conceito Maxcab e terá uma janela espia na coluna “B” como pode ser observado no protótipo do flagra exclusivo do Autos Segredos. O que a camuflagem esconde é exatamente a área envidraçada.

Nova picape Fiat (Projeto 281)
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Quatro portas

O Autos Segredos antecipou em setembro de 2018 que a picape teria opções de cabine simples e dupla. O modelo de cabine dupla terá quatro portas e será homologada para levar cinco ocupantes.

Caçamba

A caçamba da versão de cabine simples da Fiat 281 será maior que a da veterana picape Strada. Desse modo pode-se esperar maior capacidade de carga que a da irmã. Na versão cabine dupla, a caçamba também será um pouco maior que a Strada cabine dupla.

Nova picape Fiat (Projeto 281)
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Tamanho

A nova picape Fiat derivada do Projeto 281 terá medidas bem próximas as da atual Strada. Nossa reportagem apurou que o modelo terá entre-eixos na casa dos 2,75 metros e 4,47 m de comprimento. Para ter mais capacidade volumétrica de carga, a picape terá as laterais mais altas. Aliás, a linha cintura da picape será bem alta.

Nova picape Fiat (Projeto 281)
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Frankenstein

A Fiat 281 será um modelo híbrido, na parte dianteira a suspensão tem a mesma travessa do Argo, porém, os braços são novos e reforçados. Já a suspensão traseira será a mesma da atual Strada. Em termos de plataforma a nova picape terá à frente do Mobi (plataforma 327) e a traseira da Fiorino.

Motor

Como o Autos Segredos antecipou no dia 25 de novembro, a nova picape Fiat terá motores 1.3 Firefly e 1.4 Fire EVO. O propulsor Firefly será destinado ao modelo com cabine dupla e o veterano será usado nas versões com cabine simples.

O motor 1.3 Firefly rende 101 cv e 13,7 kgfm (gasolina) e 109 cv e 14,2 kgfm (etanol). O câmbio será o manual de cinco velocidades.

O propulsor 1.4 Fire EVO rende 85 cv de potência máxima e torque de 12,4 kgfm quando abastecido com gasolina e 88 cv e torque de 12,5 kgfm com etanol no tanque. Já o câmbio é sempre o manual de cinco velocidades.

Siga nossas redes sociais