mazda_cx5A Mazda até que tentou, mas terminou cancelando seus planos de retornar ao Brasil. A estratégia passava trazer os Mazda3 e Mazda5 do México, onde inaugurou fábrica em janeiro, e modelos mais caros do Japão. Indo contra todas as informações, o leitor Daniel Mattos Moitinho flagrou um Maxda CX-5 circulando em testes por Americana (SP).autowp.ru_mazda_cx-5_21Este SUV compacto é um dos modelos mais recentes da fabricante japonesa e até teria algum apelo no Brasil se fosse vendido com preços competitivos. Mas é bom não se animar muito: ao mesmo tempo que ele poderia estar em testes para ser importado, também pode estar nas mãos de algum fabricante de componentes automotivos. A segunda opção é a mais plausível, pois nem mesmo se preocuparam em esconder o nome do carro. 

autowp.ru_mazda_cx-5_30A Mazda operou no Brasil entre 1992 e 1998 e foi embora por questões econômicas, a alta do dólar na época. Ela pensou em voltar e o regime de cotas de importação do México, depois o IPI majorado para carros importados até a fez considerar uma fábrica no Brasil. Em seguida, com o Inovar-Auto ela viu que só com uma fábrica por aqui é que ela poderia pensar numa volta. Mas ela é japonesa e, por regra, só dá passos bem pensados e a fábrica recente no México – que já está em processo de ampliação de capacidade – a coloca em estado de atenção antes de decidir por novos investimentos.

O Mazda CX-5 é fabricado no Japão, Tailândia e Rússia, e pode ser encontrado com os motores Skyactiv 2.0 de 165cv e 2.5 de 175cv à gasolina e o 2.2 Diesel de 150cv, com opção de câmbio manual ou automático, sempre de seis marchas.

Foto | Daniel Mattos Moitinho (flagra) e Mazda/Divulgação

Flagrou algum carro diferente, camuflado, com placas verdes (ou tudo isso) ou ainda tem alguma informação interessante e quer contribuir com o Autos Segredos? Envie para o e-mail [email protected] ou [email protected]