Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp

flagra_compacto_fiat_x1h_5No dia 4 de dezembro flagramos com exclusividade a primeira mula do novo compacto X1H, da Fiat. Na mesma época recebemos a informação de que a marca teria aproveitado as paradas de final de ano para montar os primeiros protótipos do novo compacto de entrada com carroceria definitiva. Desde então este flagra virou meta. Hoje, depois de quase três meses de busca, conseguimos flagrar com exclusividade o X1H em sua forma definitiva – fantasiada, claro.

flagra_compacto_fiat_x1h_1Para conseguir as primeiras imagens do modelo passamos por alguns inconvenientes que envolveram até abordagem policial e seguranças da Fiat. Ganhei “escolta” particular, que seguia todos os meus passos todos os dias em que ia na fábrica. O segredo era tamanho que a Fiat transportava os protótipos em caminhões fechados, que seguiam para rumo desconhecido. Ele só era desembarcado quando chegava em alguma estrada erma para realização dos testes.

flagra_compacto_fiat_x1h_2Porém, nada é infalível, e deslizes acontecem. Tinhamos que devolver um carro da Fiat cedido para testes. Feita a devolução, falei com o Alexandre: “Vamos dar uma passada na portaria de testes”. Passamos pela portaria umas quatro ou cinco vezes. Nisso, os seguranças já tinham “sacado” nossa presença. Quando estávamos indo embora falei novamente com o Alexandre: “Vamos passar lá pela última vez, vai que…”. E minha intuição estava certa: o protótipo estava na portaria de saída, assim como o Palio da segurança.

Para não chamar a atenção, retornei e passei a condução para o Alexandre. Os seguranças perceberam e foram à portaria avisar sobre a nossa presença. Quando voltamos, o protótipo não estava mais lá e o Palio da segurança estava no portão. Falei com o Alexandre: “Putz, recolheram o ‘bicho’”. Para minha supresa, quando olhei para o lado, avistei o protótipo seguindo tranquilamente. Não tinha dado tempo de receber o aviso da segurança. Como o piloto não sabia que estávamos à sua caça, continuou seu trajeto sem se preocupar. Depois das vias apertadas, meta cumprida: aí está o primeiro flagra do X1H.

flagra_compacto_fiat_x1h_8

Varias identidades

Quando o projeto surgiu, em 2010, era chamado de 344. Depois foi rebatizado de X3C e agora ganhou a alcunha de X1H. O modelo será fabricado em Betim, mas ficará para 2016 por conta de atrasos. A ideia original era lançar o modelo no final de 2015.

Como publicamos desde 2010, o X1H compartilhará muitas peças com o Uno, tanto que pode ser considerado um primo dos 326 (Novo Palio) e 327 (Novo Uno). A parte da frente da arquitetura do City Car é a mesma dos 326/327, enquanto a parte de trás é nova. O modelo terá entre-eixos mais curto.

flagra_compacto_fiat_x1h_6Apuramos que até mesmo no visual há parentesco com o Uno, já que a inclinação do para-brisa e o próprio vidro serão os mesmos. Aliás, o formato das portas dianteiras será igual – como mostra a foto acima -, mudando apenas a chapa estampada externa. Portas traseiras serão novas por conta do entre-eixos menor. As lanternas também não serão verticais. O que a VW não conseguiu fazer com o up!, a Fiat fará com seu City Car, e o modelo terá a tampa traseira toda em vidro.

MECÂNICA O modelo virá equipado com o sistema Start&Stop e marcará a estreia do motor 1.0 três cilindros, cuja potência final ficará acima dos 80cv. Outra novidade é o sistema de direção, que deverá contar opcionalmente com assistência elétrica.

flagra_compacto_fiat_x1h_11

[photomosaic]
Fotos | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos