Por enquanto a nova geração do Fiat Fiorino é chamada na fábrica de Betim (MG) pelo codinome 2650 XMF. O desenvolvimento do modelo foi . Agora revelamos em projeções como será o visual da nova geração do comercial leve da marca. Assim com na projeção do novo Chevrolet Prisma, a autoria das imagens é de Du Oliveira do blog . O lançamento do modelo ainda está distante; ocorrerá somente em 2014.

Por enquanto, nas ruas só existem os “Mullótipos” em testes que tem parte dianteira e interior do novo Uno, mas, a traseira ainda carrega as portas e lanternas do Fiorino atual.

Pode-se dizer que a nova geração do Fiorino é um modelo Frankenstein, pois, ela tem cara de Uno, mas sua plataforma é mista. A porção dianteira é oriunda do novo Palio, ao passo que a parte de trás vem da Strada, mantendo inclusive sua suspensão traseira, uma forma que encontraram para manter a suspensão de feixe de molas. Só para esclarecer, Palio e Uno  usam a mesma plataforma, porém, a do Palio (326) tem algumas diferenças de tamanho em relação a do Uno (327).

Apesar disso, o Fiorino continuará estéticamente fiel ao Uno, principalmente ao seu conceito “round square“. O tal  quadrado arredondado, aparecerá até mesmo nas janelas-espia traseiras. Mas existe a possibilidade de o Fiorino só dar as caras após a primeira reestilização do Uno, lançado em maio de 2010.

Update: o velho motor 1.3 8v de 73cv usado hoje por Mille Furgão será substituído pelo 1.4 8v Evo, que gera 88 cavalos com etanol. (com Henrique Rodriguez)

Projeções | Du Oliveira/