No ano passado o Grupo PSA estreou o novo câmbio automático de seis velocidades para os modelos argentinos Citroën C4 Lounge e os Peugeot 308 e 408. A expectativa era que os compactos C3, C3 Picasso, Aircross e 208 fabricados em Resende (RJ) recebessem o novo câmbio neste ano.

Entretanto, apuramos que o novo câmbio AT6 só estreará para os modelos em 2016, já que a gama 2015 da linha C3 está chegando às revendas sem novidades mecânicas, assim como 208 que receberá a linha 2015 em breve, também mudanças no conjunto motriz. Aliás, o futuro SUV 2008 já será lançado com o câmbio AT6.

O novo câmbio AT6 conta com o sistema de correção dinâmica, que faz a leitura do relevo pela qual o carro está circulando. A transmissão “segura” as marchas em descida, acionando o freio motor, e nas subidas trabalha na melhor faixa possível de torque. O sistema ainda retém a marcha quando o motorista tira o pé do acelerador, permitindo, caso ele desista de uma ultrapassagem, refazer a operação, garantindo maior segurança.

Fotos | Citroën/Divulgação e Marlos Ney Vidal/Autos Segredos