Mais uma rodada de resultados do Latin NCAP foi divulgada hoje, com o resultado do crash-test de mais oito automóveis vendidos na América Latina. Após colisão frontal a 64 km/h contra um obstáculo deformável, que simulava outro automóvel, eles foram analizados quanto a segurança que conferem a ocupantes adultos e crianças. Houve algum progresso, mas eles ainda continuam 20 anos atrasados em comparação com veículos europeus.

Foram avaliados os seguintes veículos: Ford New Fiesta KD, Honda City, J3 JAC, Renault Fluence, Renault Sandero; Toyota Etios Hatch, VW Polo hatchback e o Volkswagen Bora, que não é mais vendido no Brasil. Os piores resultados foram de JAC J3 e Renault Sandero, com uma estrela. Cinco dos restantes obtiveram quatro estrelas, devido aos benefícios combinados de resistência estrutural da carroceria, air bags e cintos de segurança: Ford New Fiesta KD, Honda City, Renault Fluence, Toyota Etios hatch e o VW Polo hatchback. O Volkswagen Bora obteve apenas três estrelas, pela baixa resistência da sua estrutura.

Na avaliação do Latin NCAP o Sandero obteve apenas uma estrela por desempenho instável da carroceria e falta de airbags, e ainda decepcionou pelo fato da montadora produzir os veículos mais seguros na Europa. No velho continente, o Dacia Sandero obteve 3 estrelas na segurança para adultos e 4 para crianças. Com airbag, claro.

O J3 JAC também só ganhou uma estrela, apesar de ter dois airbags. Isso comprova que airbags não são suficientes para tornar os carros mais seguros, quando a estrutura da carroceria é deficiente. À Rede Bandeirantes a JAC Motors informou que repassará os resultados à matriz da marca, na China.

Veja abaixo os resultados e vídeos dos crash-tests dos veículos avaliados:

Toyota Etios hatch (teste válido especificamente para o mercado brasileiro)

 

 Estrelas: 4 para proteção de adultos e 2 para a de crianças

JAC J3 (teste válido especificamente para o mercado brasileiro)

 

 Estrelas: 1 para proteção de adultos e 2 para a de crianças

Renault Sandero

Estrelas: 1 para proteção de adultos e 2 para a de crianças

Ford New Fiesta hatch

Estrelas: 4 para proteção de adultos e 4 para a de crianças

Renault Fluence

Estrelas: 4 para proteção de adultos e 2 para a de crianças

Honda City

Estrelas: 4 para proteção de adultos e 4 para a de crianças

Volkswagen Polo hatch (teste válido especificamente para o mercado brasileiro)

Estrelas: 4 para proteção de adultos e 3 para a de crianças

Volkswagen Bora

Estrelas: 3 para proteção de adultos e 3 para a de crianças

Você confere os resultados em detalhe no