Renault libera elétrico Zoe para pessoa física por preço mais barato que o Bolt e LEAF
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Por Fernando Miragaya

Com poucas novidades de fato, a Renault usou o Salão de São Paulo 2018 e sua embaixadora Marina Ruy Barbosa para falar sobre o Zoe e sua venda para pessoas físicas em geral. O compacto 100% elétrico começa a ser vendido para o público por R$ 149 mil, preço competitivo frente ao Chevrolet Bolt e ao Nissan Leaf.

Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Autonomia

Só que o modelo da marca francesa só estará disponível inicialmente em duas concessionárias: uma em São Paulo e outra em Curitiba. Com autonomia de 300 km, o Zoe já era comercializado no país para empresas desde 2015. Segundo a Renault, ligado a uma tomada trifásica de 22 kW, o veículo leva 1h40 para chegar 80% da carga total da bateria.

Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Conceito

Ainda na seara da eletrificação, a marca mostra o Symbioz, uma “visão de carro para 2030”. Monovolume com porte de sedã, tem 4,70 metros de comprimento e apenas 1,35 metro de altura. A carroceria é de fibra de carbono e não há coluna central. Quando está em modo autônomo, a coluna de direção fica embutida no painel, enquanto pedais e quadro de instrumentos recuam 15 cm. Já os bancos se transformam em poltronas.

Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Kwid Outsider

Do lado, carros mais realistas em forma de versões. O Kwid Outsider é uma espécie de Stepway, com barras no teto, faixas laterais, molduras dos faróis de neblina e adesivo com o nome da configuração. Por dentro, detalhes em laranja nos bancos, portas, manopla do câmbio, saídas de ar e na moldura do sistema multimídia Media Nav.