Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Ao comprar o sonhado carro zero quilômetro, o cliente muitas vezes não se lembra das revisões periódicas ou de simples manutenções. Nessa vida corrida que muitos levam ganhar algum tempo nesses serviços é primordial. Por isso, nossa reportagem levantou quais marcas ofertam box para a realização de serviços rápidos como revisões periódicas ou a simples troca de uma lâmpada. Porém, nem todos os fabricantes estão atentos a isso.

Foto | BMW/Divulgação

BMW/MINI

Para serviços rápidos, a BMW/MINI contam com programa de pós-venda batizado de “Via Rápida”. Nele são executados serviços que durem até uma hora, incluindo ainda a lavagem do veículo. Os serviços do “Via Rápida” são focados para clientes dos grandes centros urbanos e precisam ser agendados, mas, com uma maior flexibilidade nos agendamentos. No “Via Rápida” podem ser realizados a troca de óleo de motor, troca de filtro de ar, troca de filtro de ar-condicionado, troca de pastilhas de freio dianteiras, troca de pastilhas de freio traseiras, troca de fluido de freio, troca de palhetas de para-brisas, troca de lâmpadas e outros pequenos serviços que possam ser realizados no tempo estipulado.

O serviço “Via Rápida” está disponível nas revendas Autokraft (Rio de Janeiro); Autostar (Morumbi); Eurobike (Brasília); Saga (Goiânia); Osten Barra Funda; Euro Import Curitiba (Arthur Bernardes); Haus (Bahia) e Sael (PE).

A marca também oferece o programa “Recepção no Veículo” focado no atendimento premium que oferece consultoria personalizada aos clientes BMW e MINI. Nele, os clientes aguardam os serviços serem realizados em ambiente confortável. A marca também estimula que os clientes usem a estrutura das concessionárias certificadas, que contam com loja de acessórios e produtos lifestyle, serviço especializado de café e ainda podem realizar um test-drive. Nessa modalidade de atendimento, o cliente tem atendimento exclusivo e personalizado, no qual o consultor de serviços fará um check-up do carro junto ao cliente, identificando as necessidades de serviços, ficando a critério do cliente aprovar sua realização.

Chrysler

A marca não oferta o serviço em sua rede.

Citroën

Consultada, a marca não respondeu até o fechamento da matéria.

Dodge

O fabricante não disponibiliza em suas concessionárias.

Chery

A marca chinesa Chery não oferta o serviço em suas revendas.

Foto | Chevrolet/Divulgação

Chevrolet

A Chevrolet oferta o “Serviço Chevrolet” no qual o cliente escolhe a concessionária de sua preferência e agenda o serviço. Segundo a marca, ele pode tirar dúvidas na hora, direto com o mecânico, e recebe o orçamento imediatamente. Caso o cliente autorize o serviço ele pode acompanhar tudo pessoalmente. O agendamento pode ser realizado pelo site do . A concessionária recebe a solicitação e entra em contato com o interessado.

No “Serviço Chevrolet”, o cliente pode efetuar as revisões periódicas e pequenos reparos de manutenção como troca de palhetas, troca de óleo, alinhamento, balanceamento, entre outros serviços.

Fiat

Já a Fiat está reformulando sua estratégia de padronização dos boxes de serviços rápidos em toda a rede. Mas, no momento, eles não estão em operação.

Foto | Ford/Divulgação

Ford

O “Quick Lane” é o serviço de boxes rápidos da Ford. Nesses boxes de serviços rápidos, o cliente além de poder efetuar as revisões de periódicas, também pode efetuar a troca de óleo, pneus, alinhamento e balanceamento, freios e suspensão para veículos de todas as marcas. O grande diferencial do “Quick Lane” é que o serviço atende carros de outras marcas para pequenas manutenções.

Segundo a Ford, o “Quick Lane” segue um conceito de serviços combinando a estrutura técnica de uma marca global com a conveniência e agilidade de um centro automotivo. Neles são realizados serviços cuja execução dure até duas horas. O fabricante diz que o agendamento do serviço é opcional.

Foto | Hyundai/Divulgação

Hyundai

A coreana Hyundai oferta o serviço “Quick Service”, que é um programa para a realização de reparos rápidos. Os serviços duram no máximo 90 minutos e dois técnicos trabalham em conjunto em um único veículo. Segundo a marca, num box de trabalho convencional, são atendidos, em média, cinco veículos por dia, enquanto no “Quick Service” podem ser atendidos até 15 veículos.

O “Quick Service” foi desenvolvido para todas as revisões do plano de manutenção. Nesse tipo de serviço, o cliente pode efetuar a troca do óleo do motor, filtros de ar, de óleo, de combustível, líquido de arrefecimento, entre outros serviços. Para atendimento, é necessário o agendamento.

Honda

A Honda oferta o  no qual são realizados alguns serviços num período de até 60 minutos, incluindo revisões. Para usar o serviço, a Honda recomenda o agendamento. Entretanto, segundo o fabricante, o box pode ser usado por clientes que procurem a concessionária esporadicamente.

Com exceção da revisão de 40 mil quilômetros, as demais de 10, 20, 30, 50, 60 e 70 mil quilômetros podem ser realizadas no “Express Service”. Além das revisões, os clientes podem efetuar troca de óleo e filtro de óleo, substituição de filtro de ar do motor e ar-condicionado, troca das pastilhas de freio e retífica dos discos, substituição das palhetas dos limpadores, substituição de lâmpadas, troca de escapamento e alinhamento e balanceamento de rodas.

JAC Motors

Não oferta o serviço de box rápido em suas revendas.

Jeep

A marca não oferta o serviço em suas concessionárias.

Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Mitsubishi

A Mitsubishi oferta em todas as suas concessionárias o “Serviços Expressos”. Uma das vantagens é o fato de não ter que agendar. No “Serviços Expressos” podem ser realizados aqueles que levem menos de uma hora para serem executados. Lá, o cliente pode realizar as revisões até os 30 mil quilômetros, trocas de óleo, de filtros, de pastilhas de freio, de amortecedores, de discos, verificações prévias e check list promocionais.

Nissan

A Nissan não trabalha com box de serviços rápidos em suas concessionárias. Entretanto, a implantação do serviço está em estudos.

Peugeot

A Peugeot oferta serviços rápidos em suas revendas. Segundo o fabricante, os serviços podem ser realizados sem agendamento prévio. Neles, os clientes podem efetuar a troca de pastilha de freio, limpador de para-brisa, serviços elétricos, luzes de freio, lanterna ou farol, entre outros reparos.

Foto | Marlos Ney Vidal?Autos Segredos

Renault

A francesa Renault oferta o serviço “Renault Minuto”. Nele, os clientes podem executar serviços de pequena e média complexidade como revisões periódicas, troca de óleo, filtros, baterias, correias, reparos em freios, suspensão, pneus, conjunto de iluminação, sistemas de ignição, balanceamento e alinhamento.

Segundo a Renault, o cliente ainda pode acompanhar os serviços, garantindo assim transparência no atendimento. A marca diz ainda que o Renault Minuto pode ser em um ponto fora da concessionária, como é na maioria dos casos. Para ser atendido é recomendável o cliente agendar o serviço.

Toyota

A Toyota conta com o serviço “Revisão Expressa” que está presente em 63 concessionárias da marca espalhadas pelo país. A relação das revendas pode ser vista nesse . Nos locais onde o serviço é ofertado os clientes podem realizar as revisões periódicas (dos 10 mil KM em diante), alinhamento, balanceamento e outros serviços pontuais (substituição/troca de lâmpadas, filtro de ar do motor, borracha do limpador de para- brisa, filtro de ar-condicionado, pastilhas, disco de freio, pneus, entre outros). Para ter acesso ao serviço é necessário fazer o agendamento prévio que pode ser feito pelo .

Volkswagen

A marca não oferta o serviço em sua rede de concessionários.

Foto | Alexandre Rezende/Valborg/Divulgação

Volvo

A Volvo oferece o serviço “Volvo Personal Service (VPS)” que está presente em algumas revendas da marca. Até o fim de 2018, o programa será estendido para toda a rede. Para ter o serviço, a revenda tem que ser certificada em metodologia atesta pela Volvo. Segundo a marca, o serviço funciona como num box de Fórmula 1, os mecânicos trabalham em duplas e executam o serviço no máximo em uma hora. O serviço tem que ser agendado com antecedência.

No VPS, o cliente pode fazer todas as revisões periódicas e também pequenos reparos como a substituição de pastilha, troca de disco de freios, troca de lâmpadas entre outros pequenos reparos. Caso o cliente leve o carro para outro tipo de manutenção, o consultor fará o diagnóstico e se for detectado algo maior o cliente recebe na hora o orçamento.

Tratamento VIP

Por ser um cliente de maior poder aquisitivo, a Volvo oferece ao cliente sala de reunião para ser usada em quanto o serviço é feito. Além disso, os clientes contam com outros mimos como wi-fi, café, refrigerante e ambiente confortável para aguardar a entrega do carro.