Pelo que foi divulgado pela imprensa, o Hyundai HB20 2020 não é tão novo assim, a novidade de fato, é o novo motor 1.0 Turbo com injeção direta que trabalhará com o câmbio automático

Entre setembro e outubro, a Hyundai mostrará o resultado dos trabalhos para recauchutar o HB20 2020. A marca tentará convencer o consumidor que se trata de uma nova geração de seu best-seller. Não há informações oficiais já que a marca optou por divulgar somente para os jornalistas que estavam presentes na prévia. Mas pelo que foi divulgado pelos meios de comunicação que participaram do evento, será uma tarefa difícil. Diferentemente dos concorrentes, que estão desenvolvendo carros globais ou lançaram modelos globais. A marca não fez nem mesmo como alguns concorrentes que desenvolveram modelos exclusivos para a América Latina. A Hyundai optou por uma reestilização da linha HB20.

Hyundai HB20 2020
Foto | Hyundai/Divulgação

O que mudou?

Em linhas gerais, a marca esticou o entre-eixos em três centímetros, fez novas estampagens de portas, trocou elementos na dianteira e traseira e deu um banho de loja em seu interior.

O maior entre-eixos aumentará o espaço para as pernas, mas, ele ainda perderá para o Polo, Yaris e deverá perder para o novo Onix, já que mesmo com a ampliação, o HB20 2020 só igualou o tamanho com a atual geração Onix. O hatch coreano ganhará por um centímetro do Argo e do Ford Ka por quatro.

Hyundai HB20 2020
Foto | Hyundai/Divulgação

Carroceria

Nas imagens divulgadas pela Hyundai fica evidente que a carroceria manterá o mesmo formato do modelo lançado em 2012. Mesmo com as portas ganhando novas estampagens e a traseira ficando ligeiramente maior, não há como falar que o modelo é uma nova geração. No máximo, as estratégias de marketing poderão chamá-lo de novo HB20.

Hyundai HB20 2020
Foto | Hyundai/Divulgação

Motor

A grande novidade do HB20 2020 é o novo motor 1.0 Turbo que ganhou injeção direta de combustível. O propulsor será usado nas versões topo de linha e renderá 120 cv e 17,5 kgfm de torque com etanol no tanque. O motor trabalhará em conjunto com a transmissão automática de seis velocidades ou a manual de seis marchas.

Hyundai HB20 2020
Foto | Hyundai/Divulgação

Já o 1.0 manterá as mesmas potências atuais. A novidade será o fim do tanquinho de partida a frio. A transmissão é sempre a manual de cinco velocidades.

Hyundai HB20 2020
Foto | Hyundai/Divulgação

Direção elétrica

A direção elétrica disponível atualmente somente para a versão aventureira se tornará padrão no HB20 2020.

Segurança

A marca finalmente disponibilizará controles eletrônicos de estabilidade e de tração, assistente de partida em subidas. Porém, pelo que foi divulgado pela imprensa especializada, não há confirmação se será padrão para toda a linha.

Hyundai HB20 2020
Foto | Hyundai/Divulgação

Para dar um ar de novidade ao HB20 2020, a marca equipará o hatch com alerta de mudança involuntária de faixa e sistema de frenagem autônoma de emergência capaz de reconhecer pedestres. Porém, não há confirmação de quais versões serão equipadas com os equipamentos ou se serão opcionais.

Interior

De acordo com matéria do site Auto Papo, o interior do HB20 foi todo reformulado. O hatch ganhou novo painel, volante, bancos e forrações de porta. Também sem confirmação se será equipamento padrão para toda a linha, se o hatch receberá tela multimídia de 8 polegadas dotada das interfaces Android Auto e Apple CarPlay.

Mimos

Algumas versões do HB20 também terão partida sem chave, ar-condicionado com pequeno mostrador digital e sistema de monitoramento de pressão dos pneus.

(*) Com informações do site .