Mercado terá modelos inéditos e versões. Destaque fica por conta da Mercedes-Benz Classe X
Picapes
Foto | Montagem sobre fotos de Marlos Ney Vidak/Autos Segredos e Mercedes-Benz/Divulgação

O mercado de picapes em 2019 não será tão movimentado. De modelo inédito confirmado, a novidade ficará por conta da estreia da Mercedes-Benz Classe X. Já as Renault Alaskan e a inédita picape chinesa da JAC Motors ainda não estão com passaporte carimbado para estrear. De resto, o mercado brasileiro terá novas versões das Toyota Hilux, Nissan Frontier e Ford Ranger.

Hilux GR-S
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Hilux GR-S

Uma das primeiras novidades do ano é a chegada da Toyota Hilux GR-S. A nova versão chegará com preço sugerido de R$ 206.990. Sem mudanças mecânicas, a opção aposta no visual de gosto duvidoso para atrair clientes. A Hilux GR-S será oferta nas cores Vermelho Metálico, Preto Metálico e Branco Pérola. A versão foi desenvolvida pelas Toyota brasileira e argentina com o apoio da GAZOO Racing. A série será limitada a 420 unidades.

Hilux GR-S
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

A Hilux GR-S é baseada na versão topo de linha SRX. A série recebeu melhorias na suspensão para melhorar o desempenho em uso off-road. O motor é mesmo 2.8 16V das demais versões movidas a diesel. O propulsor Turbo Diesel tem torque de 45,9 kgfm e potência de 177 cv a 3.400 rpm. A transmissão é a automática de seis velocidades e tração é 4×4 com reduzida.

Visual

A versão tem adereços estéticos exclusivos com destaque para a grade dianteira na cor. A moldura das luzes de neblina tem apliques nas cores vermelha ou branca. A Hilux GR-S também ganhou rodas de aro 17” calçadas com pneus de medidas 265/65. Completam o visual estribo laterais e a logomarca GR-S na lateral da picape.

Frontier 2019
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Frontier Attack 4×2

Em janeiro a marca japonesa começa a vender a versão de entrada S para a Froniter. Para abril, a Nissan programa a estreia da versão Attack 4×2 que fecha, por enquanto, as novidades da picape para 2019.

Em termos de visual a Frontier Attack 4×2 seguirá o da versão 4×4, assim como os equipamentos de série. A nova opção ficará posicionada entre as versões S e Attack 4×4. O preço sugerido deve ficar na casa dos R$ 145 mil.

Frontier 2019
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Motor

A Nissan Frontier Attack 4×2 2019 é equipada com motor 2.3 16V Turbodiesel. O propulsor rende potência de 160 cv a 3.750 rpm e torque de 41 kgfm a 1.500 e 2.500 rpm. A transmissão é manual de seis velocidades. Já a tração será apenas 4×2.

Classe X
Foto | Mercedes-Benz/Divulgação

Classe X

Um dos lançamentos mais aguardados para 2019 no segmento de picapes, a Mercedes-Benz Classe X só fará sua estreia no Brasil no fim do segundo semestre de 2019. Fabricada na Argentina, ao lado da Alaskan e da Frontier, a inédita picape alemã estreará com motores 2.3 e 3.0 V6.

Versões

A Mercedes-Benz Classe X será comercializada nas versões básica Pure, na intermediária Progressive e na topo de linha Power.

Mercedes-Benz Classe X
Foto | Mercedes-Benz/Divulgação

Motores

Na versão Pure, a Mercedes-Benz Classe X será equipada com o motor 2.3 diesel que rende potência de 163 cv e torque de 41 kgfm. Já a versão Progressive também será equipada com o motor 2.3, porém, com potência de 190 cv e 45,8 kgfm de torque. Nas duas versões o câmbio automático será o automático de sete velocidades e tração será 4×4.

Por fim, a versão topo de linha Power terá motor 3.0 V6 Diesel com potência de 258 cv e 56 kgfm de torque. O câmbio é o automático de sete velocidades G-Tronic Plus. A tração é a integral permanente 4MATIC. A picape também será equipada com o sistema All-Wheel-Drive que combina um sistema eletrônico de tração, um de transferência com engrenagem de redução e dois bloqueios de diferencial.

Ranger Storm
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Ranger Storm

A Ford Ranger Storm será uma das últimas novidades de 2019 no segmento de picapes. A marca confirmou a chegada do modelo para o fim do ano. A nova versão terá visual exclusivo e será equipada com motor 3.2 e transmissão automática.

Visual

No visual externo, a Ranger Storm tem pintura em duas cores com grafismos e alargadores de para-lama, para-choques off-road, rack de teto e snorkel. Estribos laterais tipo plataforma e capota marítima e grade dianteira com o nome Storm completam o visual.

Ranger Storm
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

A tampa da caçamba é pintada em preto e tem um enorme logotipo Storm grafado em prata e a inscrição “4×4 Off Road”. Completam o visual, rodas de liga leve de 17”, maçanetas, retrovisores, protetor de caçamba e snorkel pintados em pretos. Para encarar os obstáculos off-road, a picape é calçada com pneus MTR Scorpion 285/70 R17.

Motor

A Ranger Storm é equipada com motor 3.2 Diesel de 200 cv e transmissão automática de seis marchas.

Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Alaskan ?

A Renault não confirma se a Alaskan chegará ao Brasil em 2019. A marca esperou as coletivas de imprensa do Salão de Buenos Aires de 2017 e do Salão de São Paulo 2018 acabarem para expor a picape em seu estande. A marca se limitava a dizer que a picape está exposta para avaliar a receptividade do público.

Alaskan
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

O grande empecilho para a venda da Alaskan no Brasil é a falta de tradição da marca francesa no segmento de picapes e sua grande similaridade com a Nissan Frontier. A Alaskan é basicamente um modelo Nissan como logomarca Renault. Caso a marca opte por vender a Alaskan no Brasil, a estreia ficará somente para o segundo semestre de 2019.

Picape JAC
Foto | JAC Motors/Divulgação

Picape JAC ?

Outro modelo que poderá fazer sua estreia em 2019 é a picape média da JAC, chamada T6 Frison, ela deverá ser rebatizada no Brasil. Porém, a JAC Motors é representada pelo Grupo SHC, que está recuperação judicial. A pendenga judicia judicial pode atrapalhar a chegada da inédita picape. A marca tinha confirmado a chegada do SUV T80 para novembro deste ano e já o empurrou para fevereiro de 2019. Assim, não dá para apostar todas as fichas na estreia da picape no próximo ano.

Picape JAC
Foto | JAC Motors/Divulgação

Caso venha a ser vendida no mercado brasileiro, a picape JAC deverá contar com o motor 2.0 terá mais que os 139 cv e 32,6 mkgf atuais. A tração será 4×4 e o câmbio será manual.

Siga nossas redes sociais

  • Acompanhe o Autos Segredos no Instagram
  • Curta nossa fanpage no Facebook
  • Confira o canal do Autos Segredos no YouTube