A subsidiária argentina da Ford faz testes intensos com a nova geração do Focus. No início do mês, o Autos Segredos já havia reproduzido um flagra do daquele país, que mostrava várias unidades sendo testadas (veja ). Agora, o site capitaneado  por Carlos Cristófalo voltou a publicar fotos do modelo, que mostram inclusive o interior da cabine.

Assim como ocorreu no último flagra, os comboios da Ford não exibiam qualquer tipo de camuflagem. Os veículos já teriam sido produzidos na fábrica de Pacheco, em esquema pré-serie. O novo Focus é testado com as carrocerias hatch e sedã, as únicas que ganharão nacionalidade argentina, ao menos em princípio.

A primeira aparição oficial do modelo para o público sul-americano deverá ocorrer em julho,  no Salão do Automóvel de Buenos Aires. As vendas começariam em seguida, mas ainda não há data precisa. É possível que as duas gerações convivam por algum tempo no mercado, como ocorreu há alguns anos, quando o Focus II foi lançado.

Conforma já havíamos noticiado, o novo Focus manterá os motores 1.6 16V Sigma e 2.0 16V Duratec, mas ambos serão aperfeiçoados, com a inclusão de comandos de válvulas variáveis. O recurso elevará a potência do primeiro para cerca de 130 cv, enquanto o segundo baterá na casa dos 160 cv. Por aqui, os dois propulsores serão flex. Existe a possibilidade de a Ford disponibilizar o EcoBoost 1.6, com 180 cv, mas ainda não há confirmação.

O mercado Hermano terá também um 1.6 TDCi de 115 cv, que não cruzará a fronteira, pois a legislação nacional impede a comercialização de carros de passeio movidos a diesel. O conjunto de transmissão trará duas novidades: o câmbio manual de seis marchas e o automatizado de dupla embreagem, com o mesmo número de velocidades.

Hatch e sedã têm, respectivamente, 4,36 e 4,53 metros de comprimento. A distância entre-eixos é sempre de 2,65. Segundo o Argentina Autoblog, o novo Focus terá pacote de equipamentos generoso, inclusive no que diz respeito à segurança, com até seis airbags e controles eletrônicos de estabilidade e tração.

Fotos | NKO, Babi e Joel Vásquez/Argentina Autoblog/Reprodução