Fiat sempre tenta despistar os rumos de seus novos projetos. O conceito Fastback apresentado no Salão de SP, tentava induzir que ela teria um modelo cupê, mas, Toro terá versão SUV
Fiat Toro SW
Projeção | Du Oliveira/Especial para o Autos Segredos

Apesar de ter indicado no Salão do Automóvel de São Paulo de 2018 que seu sonhado SUV teria linhas inspiradas em um cupê, o modelo seguirá o projeto inicial e a Fiat lançará, entre 2021 e 2022, o Toro SUV ou Toro SW como é chamado a boca miúda em Betim (MG). Chamado de Projeto X3U, o modelo será produzido em Goiana (Pernambuco) e contará com motores 1.3 Turbo Flex e o 2.0 Turbodiesel.

Despiste

A marca já tinha usado desse subterfúgio com com o Concept Coupé (FCC4) apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo de 2014. No fim, a Toro de produção tinha somente alguns elementos da versão conceitual.

Projeto X3U

Até nossas últimas apurações, o Toro SW (SUV) era conhecido como Projeto X3U, mas, a FCA tem trocado o nome de seus projetos frequentemente, talvez até com a intenção de despistar os segredeiros de plantão.

SW ou SUV tradicional

Antes mesmo de lançar a Toro, o Autos Segredos já antecipava que a picape teria sua versão fechada. Inicialmente, o modelo teria opção para levar sete ocupantes, tanto que em certo tempo durante o seu desenvolvimento, ele também chegou a ser chamado de Toro 7L em referência a capacidade para levar sete ocupantes.

Ao bater o martelo e optar pela versão convencional, a opção de sete lugares volta a ganhar força, já que seria inviável num modelo cupê como no Fiat Fastback.

Base Toro

O Toro SW (SUV) será construído a partir da arquitetura dos irmãos pernambucanos. A plataforma Small Wide 4×4, será inclusive, mantida na nova geração do Jeep Renegade prevista para estrear em 2022.

Visual

O conceito Fiat Fastback antecipou as linhas do Toro reestilizada que será lançada no primeiro semestre de 2020. O visual dianteiro também se repetirá no Toro SW (SUV), linhas laterais também devem permanecer idênticas, o que reduz drasticamente os custos de produção.

Fiat Toro SW
Projeção | Du Oliveira/Especial para o Autos Segredos

Já na porção traseira, pedimos ao designer Dú Oliveira que elaborasse as projeções que ilustram essa matéria com base no conceito Fastback. Se a dianteira já está mais próxima do modelo de produção, o mesmo não se pode dizer da traseira. Porém, dá uma ideia de como será o Toro SW (SUV).

Motores

O Toro SW (SUV) será equipado com versões movidas a gasolina e diesel. O modelo receberá o motor 1.3 16V Firefly Turbo Flex e o 2.0 Turbo diesel já usado pelos irmãos Renegade, Compass e Toro.

O propulsor flex terá potência na casa dos 170 cv e torque aproximado de kgfm. O motor só trabalhará em conjunto com a transmissão automática de seis velocidades.

Até o lançamento do Toro SW, o motor 2.0 Turbodiesel passará por atualizações. Já há especulações que ele terá potência na casa dos 200 cv. A transmissão nesse caso será sempre a automática de nove velocidades.

Siga nossas redes sociais