Marca estuda versão com plásticos e suspensão elevada para o Fiat Argo; segmento representa 12% do mercado de compactos

Fiat Argo
Projeção | Du Oliveira/Especial para o Autos Segredos

O Fiat Argo deverá ganhar versão aventureira ainda em 2018. O objetivo é atrair os clientes do Fiat Uno Way, que foi descontinuado neste início de ano. Um executivo da Fiat descartou a versão no lançamento do Cronos. Contudo, nos bastidores conta-se que a engenharia da marca já faz cotações junto a fornecedores para que hatch ganhe sua versão com suspensão mais alta e penduricalhos plásticos.

Nicho representativo

Em 2017, os aventureiros foram responsáveis por cerca de 12% das vendas hatches compactos do mercado nacional. Estamos falando de 4.000 unidades mensais para um nicho que nem é tão nicho assim.  E a fabricante italiana não quer ficar de fora dessa festa.

Somando-se os números totais de Chevrolet Onix, Hyundai HB20, Renault Sandero e Toyota Etios – concorrentes diretos do Fiat Argo –, as versões aventureiras representaram 48.627 unidades do total de 403.523 modelos comercializadas no último ano. O Fiat Uno Way não foi considerado na conta.

Em números

Veja a participação das versões aventureiras nas vendas de Onix, HB20, Sandero e Etios durante o ano de 2017:

  • Chevrolet Onix – 188.654 – Chevrolet Onix Activ (10%) – 18.865
  • Hyundai HB20  105.539 – Hyundai HB20X (10%) 10.553
  • Renault Sandero  67.344 – Renault Sandero Stepway (25%) 16.836
  • Toyota Etios 41.986 – Toyota Etios Cross (5,5%) 2.373

Fim do Uno Way

Outro indicativo que a versão aventureira do Fiat Argo está com o caminho aberto é o fim do Uno Way como a  antecipou. O Uno será vendido apenas na versão civil, sempre com motor 1.0 Firefly.

Projeto

Nossa reportagem não conseguiu muito detalhes do projeto do Argo aventureiro. Uma fonte confidenciou que será um Argo bem mais alto que os demais. O Argo aventureiro poderá até mesmo ser chamado de SUV como os demais concorrentes tem feito com suas respectivas versões aventureiras.

Siga nossas redes sociais

Motores

Os aventureiros Onix Activ, HB20X, Sandero Stepway e Etios Cross são equipados com os motores mais potentes disponíveis em suas linhas. No caso do Argo, os motores ainda são estudados. Mas o fim do Uno Way abre espaço para uma versão equipada com motor 1.3 Firefly para brigar com preços mais baixos que os concorrentes. O hatch também poderá ter versão 1.8 para brigar direto com HB20X e Sandero Stepway.

Visual

Para ilustrar essa matéria pedimos do Du Olveira uma projeção de como poderá ser o visual do Fiat Argo aventureiro. É certo que a suspensão elevada e molduras nos para-malas farão parte da opção que ganhará as ruas.