Chevrolet Onix e Prisma se redimem e ganham três estrelas no Latin NCAP

1120

Os Chevrolet Onix e Prisma se redimem da vexatória nota zero nos testes de impacto do Latin NCAP realizados em maio de 2017. Avaliados novamente neste começo de ano, os modelos compactos conseguem três estrelas na proteção aos ocupantes adultos e infantis. O resultado é válido para unidades 2018/2018 produzidas a partir de 15 de janeiro de 2018.

Chevrolet OnixImpacto frontal

Segundo o Latin NCAP a proteção oferecida às cabeças e aos pescoços do motorista e do acompanhante foi boa. Já em relação ao peito do condutor, a proteção foi fraca e a do passageiro foi adequada.

Na proteção aos joelhos dos ocupantes dianteiros, a proteção foi marginal porque eles foram expostos a lesões na hora de impactar contra estruturas perigosas por trás do painel. As tíbias de ambos os passageiros receberam proteção adequada. A área dos pés foi considerada instável, sendo a estrutura estável e capaz de suportar maiores cargas.

Chevrolet Onix

Impacto lateral

Já nos testes de impacto lateral, a proteção a cabeça foi boa. Entretanto, na proteção a pelve, adequada; o abdome, marginal e o peito, a proteção foi pobre nas palavras do Latin NCAP.

Evolução

Sobre os novos resultados, a Chevrolet afirma que compartilha o objetivo de melhorar a segurança rodoviária em todo o mundo e busca a melhoria contínua da segurança dos veículos à medida em que novas tecnologias se tornem disponíveis.

Norma ABNT

Segundo a General Motor, desde a publicação da norma da ABNT sobre impactos laterais, em agosto de 2013, trabalha na evolução estrutural da dupla Onix/Prisma. Segundo a marca, os reforços estruturais recentemente implementados no veículo antecipam a entrada em vigor da norma e as três estrelas conquistadas são reflexo das melhorias incorporadas ao veículo.

A Chevrolet informa que também antecipou  o cumprimento de futuras normas de segurança, e assim, o Onix e o Prisma passam a ser equipado ainda com os sistemas Isofix e Top Tether para fixação de cadeirinhas infantis.

Fotos | Chevrolet/Divulgação