Serão nove novidades em 2019 entre novos modelos, versões e reestilizações
Hatches
Foto | Montagem/Autos Segredos

Mercado de hatches será movimentado em 2019. Serão três novos modelos, duas reestilizações e quatro novas versões. Entre as novidades estão os novos Chevrolet Onix e Hyundai HB20, correndo por fora à espera da estabilização do dólar, está o Kia Rio. Mercado ainda terá o Polo GTS, Argo aventureiro, Yaris nas versões X-Way e GR-S. Reestilizações de Sandero e Cruze Sport6 fecham as novidades.

Onix 2020
Projeção | Du Oliveira/Especial para o Autos Segredos

Novo Onix

Lançado em 2012 e reestilizado em 2016, o Chevrolet Onix ostenta o título de modelo mais vendido do Brasil. Para tentar se manter na ponta diante das recentes novidades mais modernas, o compacto da Chevrolet ganhará nova geração em 2019.

Chevrolet Onix 2020
Foto | Aristoteles Rocha

O Onix 2020 fará sua estreia no meio do ano como Autos Segredos antecipou em outubro. O hatch será construído a partir da nova plataforma Global Emerging Market (GEM). Além do visual renovado, o hatch terá novos motores 1.0 e 1.2 de três cilindros turbo que trabalharão em conjunto com a transmissão automática de seis velocidades.

Chevrolet Onix 2020
Foto | Aristoteles Rocha

Identidade visual

O hatch seguirá a identidade visual atual da marca, com uma grande grade inspirada no Camaro. O carro foi totalmente reformulado, com novo desenho das colunas. A traseira também segue o padrão dos modelos da marca da gravata. As lanternas invadirão a tampa do porta-malas e placa de identificação será alojada no para-choque.

De lado, o hatch terá as laterais vincadas e a linha de cintura alta. A porta-traseira terá um vidro espia para facilitar a descida do total do vidro da porta traseira.

SAGA EV
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Novo HB20

Também lançado em 2012 e atual vice-líder do mercado, o HB20 também passará por mudanças em 2019. Pelos flagras do modelo rodando na Coréia, o hatch não terá uma nova geração, mas, sim uma mudança visual mais radical, mantendo a plataforma atual.

SAGA EV
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Visual

O conceito SAGA EV exposto no Salão do Automóvel de São Paulo 2018 revela elementos que serão usados na mudança visual do modelo. Aliás, pode-se dizer que o modelo conceitual tem muitos detalhes que serão replicados no aventureiro HB20X 2020.

O HB20 2020 manterá a carroceria atual. Para dar um ar de modernidade no compacto, o hatch terá novas estampagens das portas que receberão novos vincos. Na frente, faróis mais finos e subindo pelas extremidades do capô e grade hexagonal maior e com molduras menos definidas.

SAGA EV
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

A tampa do porta-malas é mais talhada e um pequeno spoiler se sobressai acima das janelas. As lanternas, por sua vez, são bem diferentes e ousadas, com cortes irregulares que lembram um raio estilizado e que invadem a tampa traseira.

Segurança

Apesar de não mudar de geração, o HB20 2020 deverá receber um reforço na segurança com adoção dos controles de estabilidade e tração. Assistente de partida em rampa e oferta de airbags laterais devem fazer parte da lista.

Mecânica

Na parte mecânica, o HB20 2020 terá direção elétrica em todas as versões, hoje restrita a versão aventureira HB20X. Outra atualização será no motor 1.0 Turbo que deverá receber injeção direta de combustível. Já o 1.0 aspirado passará por atualização e perderá o famigerado tanquinho de partida a frio. O 1.6 deverá chegar sem novidades.

Kia Rio
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Kia Rio

Já homologado para chegar ao Brasil. A Kia espera a estabilização cambial para vender no Brasil o Rio com preços competitivos.

Kia Rio
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Versões

Caso venha a ser comercializado, o Kia Rio será ofertado nas versões EX e LX.

De série

Os principais itens de série do Kia Rio são ar-condicionado digital, direção elétrica, Bluetooth com controle de chamada no volante, vidros elétricos, chave canivete, volante multifuncional, volante e manopla de câmbio revestidos em couro, espelhos retrovisores com ajustes elétricos e faróis de neblina.

Kia Rio
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Ainda fazem parte rodas de liga leve de 17″, teto solar elétrico, sistema multimídia com tela de 5” sensível ao toque, rádio, conectividade de celular (Apple CarPlay e Android Auto), Bluetooth, entrada auxiliar, USB e controles de áudio e de chamadas no volante, entre outros itens.

Segurança

Entre os itens de segurança, estão airbags frontais, laterais e de cortina, assiste de partida (HAC), sistema ISOFIX, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, controle de estabilidade (ESC), câmera de ré, entre outros equipamentos.

Sandero 2020
Foto | Reprodução/INPI

Sandero 2020

Com visual cansado, a Renault lançará em 2019, o Sandero 2020 que chegará com visual renovado e também com novo câmbio CVT. A estreia será ainda no primeiro semestre do próximo. O visual já foi revelado em patentes do INPI. De gosto duvidoso, o hatch francês terá lanternas que invadem a tampa do porta-malas.

Frente

Na dianteira, o Sandero 2020 ganharão novos para-choque, grade e faróis. A mudança é a mesma adotada na reestilização no mercado europeu e africano.

Sandero 2020
Foto | Reprodução/INPI

Traseira

Porém, o Sandero 2020 ganhará reestilização traseira exclusiva para o mercado brasileiro. Na traseira o hatch ganhará novas lanternas que invadem a tampa do porta-malas. A nova peça repete o visual adotado pelo SUV Koleos e o hatch Mégane.

Motores

O Sandero 2020 continuará a ser comercializado com motores 1.0 12V SCe, 1.6 16V Sce e 2.0 16V. As opções de câmbio são o manual de cinco velocidades (1.0 e 1.6) e o câmbio automático do tipo CVT para o motor 1.6. Já a versão esportiva 2.0 R.S. manterá a transmissão manual de seis velocidades.

Sandero 2020
Foto | Reprodução/INPI

O motor 1.0 SCe tem potência de 79cv e torque de 10,2kgfm quando abastecido com gasolina e 82cv e torque de 10,5kgfm com etanol no tanque.

Cruze Sport6
Foto | Chevrolet/Divulgação

Cruze Sport6

Antes de estrear a nova geração do Onix, a Chevrolet apresentará no primeiro semestre o Cruze Sport6 2019 que chegará com visual retocado. O hatch também será o primeiro modelo da marca a contar com a tecnologia 4G e wifi embarcada. O projeto já está em andamento em outros mercados, onde já contam com 9 milhões de unidades que oferecem conexão de alta velocidade embarcada. Os executivos não deram informações de como o serviço será oferecido e os custos que o cliente terá que arcar.

Cruze Sport6
Foto | Chevrolet/Divulgação

Visual

A mudança visual fica por conta do novo para-choque dianteira que terá grade inferior maior que atual. A gravatinha da marca também foi deslocada ficando entre as duas grades. Na traseira, o hatch terá apenas novo para-choque. De lado novas rodas completam o visual.

Polo GTS
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Polo GTS

O Polo GTS fará sua estreia no primeiro semestre de 2019. Apresentado como conceito no Salão do Automóvel de São Paulo, o hatch terá visual inspirado no GTI europeu. O motor será o 1.4 (250 TSI) e o câmbio será o automático de seis velocidades.

Frente

No visual externo, o Polo GTS conta com para-choque exclusivo e faróis em LED. A grade é do tipo colmeia e abriga o logo GTS. Já o para-choque ganhou linhas de visual esportivo. Para dar um ar de exclusividade, a marca aplicou em algumas partes da carroceria a tonalidade preta que pode ser vista soleiras, retrovisores e para-choques.

Rodas

A versão conceitual é equipada com rodas de 18” calçadas com pneus 215/40 que deve ser replicadas na versão de produção.

Polo GTS
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Traseira

Na traseira, o Polo GTS tem defletor na tampa do porta-malas na cor preto brilhante. O hatch ainda terá ponteira de escapamento dupla.

Virtus GTS
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Interior

No acabamento interno, ambos são equipados com o painel digital (Active Info Display) iluminados na cor vermelha. Todo o interior tem acabamento na cor escura. O volante tem desenho exclusivo e a sigla GTS fica na base. Os bancos da versão de produção serão em tecido aveludado e a logo GTS ficará estampada no encosto dos bancos que terão detalhes em vermelho.

Motor

O Polo GTS e Virtus GTS serão equipados com o motor 1.4 com potência de 150 cv a 4.500 rpm não importando se tem etanol ou gasolina no tanque. O torque é de 25,5 kgfm a partir de 1.500 rpm. O motor trabalha em conjunto com a transmissão automática de seis velocidades.

Fiat Argo aventureiro
Projeção | Du Oliveira/Especial para o Autos Segredos

Argo aventureiro

Antecipado com exclusividade pelo Autos Segredos, o Argo aventureiro fará sua estreia em 2019. O hatch terá motor 1.8 e câmbio automático.

Visual

O Fiat Argo aventureiro terá visual exclusivo e contará com novos para-choques dianteiro e traseiro.  Molduras nos para-lamas e rack de teto devem compor o restante do visual. Internamente, somente novos revestimentos dos bancos e apliques nos forros de portas e painel.

Suspensão

A suspensão do Fiat Argo aventureiro será bem mais robusta que a do modelo “civil”. A altura em relação ao solo também será considerável. Os amortecedores também serão exclusivos. A calibragem dará ao hatch condições para encarar vias não pavimentadas.

Pneus

Assim como os demais aventureiros da marca italiana, o Fiat Argo aventureiro será equipado com pneus de uso misto.

Yaris X-Way
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Yaris X-Way

O Toyota Yaris X-Way fará sua estreia em fevereiro. A proposta aventureira é baseada na versão XS. Sem alterações mecânicas, o hatch recebeu adereços estéticos exclusivos e será vendido somente com motor 1.5 e câmbio CVT. Yaris X-Way ficará posicionado entre as versões XS e XLS com preço na casa dos R$ 77 mil.

Yaris X-Way
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

No visual externo, o Yaris X-Way conta rodas com acabamento na cor preta, rack no teto, aplique no para-choque e para-lama, frisos exclusivos nas laterais e o logotipo da versão X-Way inseridos na traseira e nos tapetes.

Yaris X-Way
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

De série

Os principais itens de série da versão são: retrovisores com rebatimento elétrico e piscas integrados, bancos de couro, computador de bordo com tela de 4.2” com tecnologia TFT colorido e de alta resolução, câmera de ré, Smart Entry e sistema de partida sem chave tipo Start Button. Ainda fazem parte da lista, o Toyota Play+ – sistema que permite espelhamento de aplicativos por meio da tecnologia SDL e com tecnologia Harman e navegador Tom Tom Navigation para sistemas operacionais IOS e Android e Waze para sistema IOS e muito mais.

Motor

O Yaris X-Way é equipado com o motor 1.5 que rende 110 cv de potência a 5.600 rpm, quando abastecido com etanol, e 105 cv, a 5.600 giros, com gasolina. O torque máximo nesta configuração, a 4.000 giros, é de 14,9 kgfm (com etanol) e de 14,3 kgfm (com gasolina). A transmissão será a CVT.

Yaris GR-S
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Yaris GR-S

A versão GR-S foi apresentada como conceito no Salão do Automóvel de São Paulo. Ela deverá ser posicionada como topo de linha na gama do hatch. Sem mudança na motorização, a marca japonesa apostará nas firulas visuais.

Yaris GR-S
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Versão de rua, deverá contar com saias laterais, spoliers dianteiros e aerofólio na tampa traseira. Rodas também terão maior diâmetro. Assim como o conceito, a versão GR-S terá teto pintado em preto.

Yaris GR-S
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Siga nossas redes sociais

  • Acompanhe o Autos Segredos no Instagram
  • Curta nossa fanpage no Facebook
  • Confira o canal do Autos Segredos no YouTube