mazda2-jap-pack-2014-004-jpg300-1A Mazda divulgou as primeiras imagens do novo Demio, seu compacto que é conhecido como Mazda2 em outros mercados. Esta nova geração será uma das atrações do Salão de Paris, em setembro, e só começa a ser vendida em 2015. Logo ele também será produzido na fábrica da no México junto com um Toyota derivado de seu projeto, mas ainda não há qualquer planos para vendê-lo no Brasil.

mazda2-jap-pack-2014-003-jpg300-1Com 4,07 metros de comprimento, o novo Mazda2 é 17 centímetros mais comprido que seu antecessor – que era derivado do Ford Fiesta – , ao mesmo tempo que está mais largo e mais baixo. A distância entre eixos ainda ficou 1cm maior. O aumento das dimensões o aproxima do Mazda3 propositalmente: dentro de poucos anos a marca lançará o subcompacto Mazda1.

mazda_demio_5O interior é simples e funcional, bem ao estilo da Mazda. Se destacam o quadro de  instrumentos digital e o sistema multimídia MZD Connect. Também chamam atenção a saída de ar central única e o head up display à frente do motorista.

Em temos de motores, apenas a versão Diesel do motor 1.5 Skyactiv teve detalhes divulgados: rende 105cv a 4000rpm e 25kgfm de torque entre 1500 e as 2.500rpm. Bom é que assim como  o 1.5 Skyactiv à gasolina ele será oferecido com câmbios manual e automático de seis marchas.

mazda_demio_10Atualmente a Mazda tem seus planos para vender no Brasil suspensos. Ela está fora do Brasil desde 1998 e há dois anos sua intenção era importar carros do Japão até que a fábrica mexicana de Salamanca entrasse em operação – o que aconteceu em janeiro. Os planos começaram a desandar com o sistema de cotas de importação de carros do México e com o IPI majorado para importados, que poderia ser parcialmente contornado com uma fábrica no Brasil, por meio do Inovar-Auto. Mas a fabricante prefere não apostar em uma nova fábrica agora, se concentrando no mercado norte-americano.

mazda_demio_13Fotos | Mazda/Divulgação