OnStar inicia operaciones en MéxicoNeste ano estamos vendo que a integração do automóvel com sistemas de conectividade e interação tecnológica parece ter se solidificado e criado uma nova tendência de mercado. A Chevrolet não fica atrás e anuncia a estreia do sistema OnStar, inédita em carros nacionais, que vai oferecer diversos serviços de comodidade, como o de Concierge, e integração de mídias e aparelhos.

Ao apertar de um botão, uma conexão entre motorista e central de serviços OnStar permite que seja solicitado ao atendente que faça diversos tipos de operações, que vão desde uma reserva no restaurante até pesquisas na internet, como a previsão do tempo, cotação de moedas ou acompanhar o placar do jogo do seu time preferido. Ainda é possível obter informações turísticas ou sobre pontos de interesse.

A conversa acontece pelo sistema de áudio do veículo e independe do telefone celular. É feito por um canal próprio ao sistema e, de acordo com Carlos Meinert, diretor de Customer da GM América do Sul, o serviço tem a intenção de humanizar o automóvel, já que cria forte ligação com o usuário e a certeza de que ele nunca está cozinho.

Outra ajuda do serviço de Concierge da OnStar ao condutor se refere às situações de emergência. Em casos de necessidade imediata de combustível, o motorista pode solicitar que o GPS do veículo se dirija ao posto mais próximo. Também pode solicitar auxílio de terceiros, como em caso de um pneu furado, quando o sistema direciona o contato diretamente o Chevrolet Road Service, que atenderá ao chamado com a localização precisa do usuário.

Para a cidade de São Paulo, informações sobre o rodízio municipal de veículos, que avisa ao condutor quando ele se aproxima da zona de restrição. Ainda, informações sobre vias com circulação restrita e permite ao motorista, com a ajuda do celular, monitorar o veículo, conferindo o travamento das portas e podendo, casos necessário, acionar a buzina ou o sistema de pisca-alerta.

Funcionará sete dias por semana, 24 horas ao dia, disponível a todos os clientes Chevrolet com o serviço habilitado. Primeiramente será oferecida no Cruze Sedan e no Cruze Sport6 e fará sua estreia no fim de setembro.  A OnStar já existe há 19 anos e faz parte do conglomerado GM. No Brasil está sendo adaptada para atender às necessidades do público.

Fotos | Chevrolet/Divulgação