Confirmando as informações que publicamos na semana passada, a Citroën está lançando no Brasil o DS5 por R$ 124.900. Novo topo de linha da fabricante francesa, o monovolume com aspecto de shooting brake quer justificar seu preço elevado com acabamento sofisticado e bastante equipamentos.

Inspirado no conceito , apresentado em 2005, o modelo mantém a esportividade da linha DS, mas é o mais familiar deles, graças às dimensões generosas. São 4,52 metros de comprimento e 1,85 metros de largura, sendo, assim, pouco menor que o C5. Isso permite espaço interno capaz de transportar cinco pessoas com conforto e porta-malas de 465 litros de capacidade, com em um bom sedã.

A suspensão alta e a frente invasiva mesclam conceitos de minivans, hatches e utilitários esportivos. Suas formas fluidas garantiram à carroceria boa aerodinâmica, com coeficiente de arrasto de apenas 0,26 cx. No interior o painel envolve o motorista, que por sua vez se senta em posição elevada, como em utilitários. Há comandos instalados no teto (do teto solar panoramico, em sua maioria, graças às suas 3 cortinas independentes) que lembram o cockpit de aviões.

Recheiam a lista de equipamentos se série ar-condicionado digital com duas zonas, partida sem chave, bancos revestidos em couro, sendo os dianteiros aquecidos e o do motorista com regulagens elétricas e função massageadora, freio de mão elétrico com assistente de partida em rampa, apoio de braço dianteiro com porta-objetos refrigerado, vidros laterais dianteiros laminados, teto solar panorâmico com três cortinas individuais, central multimídia com bluetooth, leitores de CD e MP3 e entradas auxiliar/USB, além de navegador GPS e câmera de ré. As rodas são aro 17”, mas será oferecido opcionalmente um conjunto aro 18”.

Para  há seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois do tipo cortina), controles eletrônicos de tração e estabilidade, faróis bi-xenon direcionais, luzes diurnas em LEDs e sistema Isofix para fixação de cadeirinhas. A paleta de cores traz quatro tonalidades, todas variando do preto ao branco, passando pelo cinza: Blanc Nacré, Gris Aluminium, Gris Galena e Noir Perla Nera.

Para tirar da imobilidade os 1.480 kg de peso do Citroën DS5, foi escalado o conhecido motor 1.6 THP (Turbo High Pressure), com 165 cv de potência e 24,5 kgfm de torque, acoplado a um câmbio é automático sequencial de seis velocidades, com tração dianteira. Segundo a fábrica, o modelo acelera de zero a 100 km/h em 8,9 segundos e alcança 211 km/h de velocidade máxima.

Fotos | Citroën/divulgação