Chassi do Volkswagen Delivery dará origem a uma nova geração de micro-ônibus

De acordo com o blog , do jornalista Bruno Freitas, a Volkswagen desenvolve uma nova geração de micro-ônibus. Os modelos terão como base a nova plataforma mundial dos caminhões semi-leves e leves Delivery. Os novos micro-ônibus devem chegar ao mercado em até dois anos. Ainda segundo o blog, a MAN Latin America também trabalha num projeto de um chassi articulado de motor dianteiro – com potências previstas de 260cv, 280cv e 330cv.

Chassis

As principais vantagens dos novos chassis dos micro-ônibus estão a longarina com travessas de alumínio e a suspensão independente do novo Delivery, além da transmissão automatizada V-Tronic, já disponível nos chassis para ônibus de 15 e 17 toneladas. Os motores do Delivery são o Cummins ISF de 2,8 e 3,8 litros, com 150cv, 160, 165 e 175cv (cavalos) de potência e aprimoramentos. Mesmos motores dos atuais chassis 5.150 OD, 8.160 OD e 9.160 OD.

Articulado

Segundo o blog, um protótipo do articulado com motor dianteiro de 280cv já foi construído pela fábrica de Resende. Na fábrica, são testados cerca de 20 protótipos de ônibus das mais diversas aplicações. Ainda não disponibilizado pelos fabricantes, algumas cidades já usam o articulado de motor dianteiro é comum.

Fotos | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos